Visitas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O que é Feriado de Corpus Christi

Corpus Christi: Um dia para reverenciar a presença real do Senhor na Eucaristia


A Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Quinta-feira, 5 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo – uma Festa móvel dentro do calendário litúrgico, colocada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade. Foi o espírito contemplativo da humanidade na Idade Média quem patrocinou o surgimento da devoção ao Santíssimo Sacramento desabrochada no século XII.
Foi nessa época também que se introduziu na liturgia o costume de se elevar a hóstia e o vinho consagrados para a contemplação dos fiéis. Esse fato ocorreu pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.
Nesse contexto e no ano de 1209, uma religiosa agostiniana (Juliana de Liège) incentivou a instituição de uma festa para a Santa Eucaristia, pois teria tido repetidas visões envolvendo um disco de cor branca (que interpretou como uma hóstia) e nele uma mancha escura (que interpretou como a falta de uma festa para a Eucaristia dentro do calendário litúrgico). Por sua insistência, o bispo Roberto, da Diocese de Liège, Bélgica, introduziu em sua Diocese no ano de 1246 essa festa.
Já em 1264, o papa Urbano IV (do clero da Diocese de Liège), pela Bula “Transiturus”, a prescreveu para toda a Igreja. Com sua morte ocorrida nesse mesmo ano, a propagação da Solenidade de Corpus Christi, num primeiro momento, não vingou. Foi, então, o papa Clemente V que no Concílio de Viena (1311-1312) voltou a insistir na prescrição urbaniana. Contudo, sua efetiva introdução no calendário litúrgico deu-se no pontificado do papa João XXII (1316-1334).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também