Visitas

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sexta-Feira 13 - A Origem da superstição

Sexta-Feira 13

Essa superstição que ronda o número 13 é uma das mais populares. Sua origem é pagã e remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve na Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas. Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma rixa entre alguns dos presentes. Daí surgiu a ideia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

A associação com a sexta-feira refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa. Como a sexta-feira era um dia consagrado a ela, o dia foi escolhido para ser amaldiçoado.

A Última Ceia é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 em volta da mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor. A ideia do 13 como um indício de má sorte surge da concepção que o judaico-cristianismo tem da morte, que não é necessariamente, a ideia que Jesus teria tido. Especula-se que Jesus, sendo um sábio, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número. Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta representa um fim em si mesma, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação. Por esse motivo as tradições de magia ocidental, como a Wicca, sugerem o número de 13 participantes em rituais.
Existe um site: http://www.sexta-feira13.com/, dedicado a esse dia tão popularmente conhecido. Existe também um dos filmes mais conhecidos. Sexta - Feira 13 é uma franquia de filmes de terror que figura entre as mais rentáveis da história do cinema. O vilão e personagem principal é Jason Voorhees, um menino doente que supostamente se afogou no lago Crystal Lake, local onde se localiza o acampamento de mesmo nome, em 1957 aos 11 anos. Repentinamente ele aparece adulto, começa uma incontável série de mortes, onde Jason faz questão de mutilar todos no seu caminho. Sem dúvidas que esse é um dia memorável e com muita história pre se contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também