Visitas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aranha sem olhos é encontrada em caverna

Sinopoda scurion é simplesmente a primeira aranha caçadora do mundo que não possui olhos.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Senckenberg, Alemanha, descobriram uma das aranhas mais incríveis já descobertas. Batizada de Sinopoda scurion, é a primeira conhecida no mundo que não possui olhos.
Com tamanho total de suas pernas não ultrapassado os 6 centímetros e um corpo pequeno de 12 milímetros, a Aranha Sinopoda scurion é componente de uma família de aranhas que incluem mais de 1.100 espécies, porém todas possuem olhos.
“Achei a aranha em uma caverna em Laos, na Ásia, cerca de 100 km de distância da famosa caverna de Bang Fai”, comentou Peter Jager, chefe da seção de aracnologia do instituto, ao britânico DailyMail. Os cientistas acreditam que a regressão dos olhos é atribuível a vivência em ambientes 100% sem luz. Essa adaptação também é observada em outras espécies que vivem em cavernas escuras. O estudo completo sobre a Sinopoda scurion foi publicado a revista científica Zootaxa.


Já no Brasil, o Instituto Butantan em São Paulo encontrou 17 novas espécies de aranhas na Mata Atlântica.

Essas 17 novas espécies são do mesmo gênero, o Predatoroonops, batizada assim em comemoração aos 25 anos do filme “O Predador” dirigido por John McTiernan. O nome veio de suas morfologias, por possuírem carapaça muito parecida com a cabeça do personagem do filme.

Veja Também